Caixa de brincar
CAIXA DE BRINCAR
Código da coleção: 0557L18602
Código do material: 0557L18602202IL

Autora: Leninha Lacerda (texto e ilustrações)
Selo: Rakun | 21 x 21 cm | 24 pp.
Etapa: Pré-escola (4 e 5 anos)
Gênero: Conto
Temas: Descoberta de si; Diversão e aventura


Sempre que alguém ganha um presente, a bebê se diverte a valer. Pouco importa o que vem dentro das caixas, o que ela gosta mesmo é de inventar brincadeiras. Caixas grandes, que cabem até um elefante; caixas pequenininhas, que só cabem a mãozinha; redondas, quadradas, ovais... O que será que dá para fazer com elas? Nas mãos da bebê, simples caixas de papelão se transformam em esconderijos, telas de pintura, carrinhos e até máquinas voadoras. As coloridas ilustrações exploram cores, formas e texturas, e escondem detalhes dos personagens para estimular ainda mais a percepção e os sentidos das crianças leitoras. Usando a imaginação, a bebê cria várias brincadeiras e se diverte de montão!
Caixa de brincar
Adivinhas para brincar
ADIVINHAS PARA BRINCAR
Código da coleção: 0563L18602
Código do material: 0563L18602030IL

Autoras: Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida
Ilustrações: Camila Sampaio
Selo: Rakun | 20,5 x 27,5 cm | 48 pp.
Etapa: Ensino Fundamental (1
º ao 3º ano)
Gênero: Textos de tradição popular
Temas: O mundo natural e social; Descoberta de si; Família, amigos e escola; Diversão e aventura


O que é, o que é? É verde e não é planta, fala e não é gente? Qual é o bicho que anda com as patas? As autoras selecionaram adivinhas de diferentes temas para aguçar a curiosidade das crianças e, claro, transformar o desafio numa gostosa brincadeira. Organizada por temas – “É de comer!” (alimentos); “Que animal será que é?” (ani­mais); “O que será que é?” (objetos); “Responda se da nature­za souber” (natureza) e “Está no corpo. Você sabe o que é?” (corpo humano) –, a obra traz mais de setenta adivinhas, acompanhadas de divertidas ilustrações que complementam a brincadeira oferecendo outras interpretações para as charadas.
Adivinhas para brincar
Acesse aqui as Sugestões Didáticas
As cores de Corina
AS CORES DE CORINA
Código da coleção: 0458L18602
Código do material: 0458L18602030IL

Autora: Carmen Lucia Campos
Ilustrações: Camila Carrossine
Selo: Guia dos Curiosos | 20,5 x 27,5 cm | 36 pp.
Etapa: Ensino Fundamental (1
º ao 3º ano)
Gênero: Conto
Temas: Descoberta de si; Família, amigos e escola; Diversão e aventura


Corina adora desenhar tudo o que vê. É apaixonada por cores e formas diferentes de retratar o mundo. Para ela, as árvores são rosa, os cachorros têm asas e o menino é laranja. Para os adultos, esses seres fantásticos não existem, mas para os desenhos dessa garotinha, sim. De maneira delicada, a obra mostra como a criatividade e a expressão pessoal das crianças permite que elas se apropriem da cultura e potencializem suas singularidades ao ampliar seus repertórios e vivências artísticas.
As cores de Corina
Acesse aqui as Sugestões Didáticas
A festa de aniversário
A FESTA DE ANIVERSÁRIO
Código da coleção: 0560L18602
Código do material: 0560L18602030IL

Autor: Ilan Brenman
Ilustrações: Fernando Vilela
Selo: Rakun | 27 x 27 cm | 32 pp.
Etapa: Ensino Fundamental (1
º ao 3º ano)
Gênero: Conto
Temas: Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Diversão e aventura


Chegou o dia do aniversário do André e a menina acordou os pais bem cedo para levá-la à festa. Com cara de bicho-preguiça, o pai diz que a festa seria só à tarde. “Mas quanto tempo falta para a tarde chegar?”, pergunta ela. Na hora do café, a menina fica impaciente com a calma dos pais para comer, afinal ela iria perder a festa. Esta engraçada (e real) história conta com as bem-humoradas ilustrações de Fernando Vilela e trata do “tempo como medida”, objeto do conhecimento proposto na BNCC, em que uma das habilidades que as crianças precisam desenvolver é a de identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade.
A festa de aniversário
Acesse aqui as Sugestões Didáticas
A princesa e o pescador de nuvens
A PRINCESA E O PESCADOR DE NUVENS
Código da coleção: 0529L18602
Código do material: 0529L18602020IL

Autor: Alexandre Rampazo (texto e ilustrações)
Selo: Panda Books | 20,5 x 27,5 cm | 40 pp.
Etapa: Ensino Fundamental (4
º e 5º ano)
Gênero: Conto
Temas: Autoconhecimento, sentimentos e emoções


Um bondoso rei ensinou à sua princesa o que nenhuma outra conseguiria fazer: desenhar suas lembranças em nuvens. Mas um dia, o amado rei abandona o reino. Inconformada, a princesa decide procurar seu pai e, para isso, precisará da ajuda de seu dragão de estimação e de um misterioso pescador de nuvens. A obra reapresenta um belíssimo texto, um misto de conto de fadas e literatura fantástica, recriando em imagens oníricas o triste momento da separação, do luto, da perda do pai e da conquista de novos sonhos, rituais pelos quais todas as crianças passam ao deixar a infância.
A princesa e o pescador de nuvens
Acesse aqui o Manual do Professor
Meu avô africano
MEU AVÔ AFRICANO
Código da coleção: 0489L18602
Código do material: 0489L18602020IL

Autora: Carmen Lucia Campos
Ilustrações: Laurent Cardon
Selo: Guia dos Curiosos | 20,5 x 27,5 cm | 40 pp.
Etapa: Ensino Fundamental (4
º e 5º ano)
Gênero: Conto
Temas: Família, amigos e escola; Encontros com a diferença


A Festa das Nações na escola será daqui a alguns meses, e Vítor Iori está em dúvida sobre qual país fará sua apresenta­ção. Ele pensou na Itália, na Espanha e na Inglaterra. Porém, sua colega de classe disse que o menino deveria fazer sobre a África, por causa da cor de pele dele. Ao pedir ajuda ao seu avô Zinho, Vítor começa a conhe­cer a história de seus antepassados e como os africanos de diferentes países chegaram ao Brasil. Quando a tia Jô lhe explica sobre a escravidão e a vida nos quilombos, Vítor fica preocupado: será que seu avô havia sido escravo? Na seção informativa há dados sobre a África, a escravidão, os quilombos e as heranças culturais africanas.
Meu avô africano
Acesse aqui as Sugestões Didáticas
Meu avô judeu
MEU AVÔ JUDEU
Código da coleção: 0537L18604
Código do material: 0537L18604020IL

Autor: Henrique Sitchin
Ilustrações: Ionit Zilberman
Selo: Panda Books | 20,5 x 27,5 cm | 40 pp.
Etapa: Ensino Fundamental (4
º e 5º ano)
Gênero: Memória
Temas: Família, amigos e escola; Encontros com a diferença


O avô de Henrique nasceu em uma pequena aldeia na Ucrânia. Naquela época, devido à perseguição aos judeus, ele, seus irmãos e seus pais tiveram que deixar sua casa para buscar um lugar onde pudessem viver em paz e segurança. Foi aqui, em terras brasileiras, que o avô conseguiu construir sua família. Por meio do resgate da memória de sua família e da história do povo judeu, o menino Henrique irá descobrir quem ele é, de onde ele veio e a importância da preservação da cultura de uma comunidade. Ao final, a obra traz uma seção informativa com mais informações sobre a cultura judaica.
Meu avô africano
Acesse aqui o Manual do Professor
Na correria
NA CORRERIA
Código da coleção: 0494L18604
Código do material: 0494L18604020IL

Autora: Shirley Souza
Ilustrações: Fábio Sgroi
Selo: Guia dos Curiosos | 13,5 x 20,5 cm | 80 pp. 
Etapa: Ensino Fundamental (4
º e 5º ano)
Gênero: Diário
Temas: Autoconhecimento, sentimentos e emoções; Família, amigos e escola; Encontros com a diferença


Cristian adora brincar e se divertir com seu amigo Kauã. Mas do que ele gosta mesmo é de correr. Certo dia surge na cidade um grupo de voluntá­rios com um projeto de atletismo para a criançada participar nas férias. Era tudo o que Cris queria para se tornar um atleta de verdade!  No entanto, para realizar seu sonho, ele enfren­tará uma série de desafios – entre eles, convencer seu pai de que a corrida é um esporte tão importante quanto o futebol. Para lidar com esses conflitos, Cris resolve escrever um diário – ou um “desabafandário”, como ele o apelidou – para desabafar seus sentimentos e compreender melhor tudo o que está acontecendo em sua vida.
Na correria
Acesse aqui as Sugestões Didáticas
O centauro guardião
O CENTAURO GUARDIÃO
Código da coleção: 0505L18603
Código do material: 0505L18603130IL

Autor: Christian David
Ilustrações: Leblu
Selo: Guia dos Curiosos | 13,5 x 20,5 cm | 248 pp. 
Etapa: Ensino Médio

Gênero: Romance
Temas: Protagonismo juvenil; Inquietações da juventude; Ficção, mistério e fantasia


Gustavo e Clarice se mudaram para Porto Alegre para fazer o cursinho pré-vestibular, ao mesmo tempo em que terminam o Ensino Médio. Certa noite, o apartamento em que moram é invadido por dois perigosos bandidos: um deles faz parte da Ordem dos Centauros, e o outro, da Ordem dos Minotauros. Inimigos de longa data, ambos buscam uma das partes do lendário artefato cujos poderes seriam inimagináveis. Somente o Centauro Guardião pode proteger o artefato e impedir que ele caia nas mãos erra­das, e Gustavo é o escolhido para assumir esse papel. Mas o que parecia ser um simples jogo se transforma em uma arriscada corrida contra o tempo. Nesta história repleta de fantasia e mistério, as ruas de Porto Alegre revelam seus segredos, e os personagens lendários da cidade ganham vida.
O centauro guardião
Quando tudo muda
QUANDO TUDO MUDA
Código da coleção: 0540L18603
Código do material: 0540L18603130IL

Autoras: Regina Drummond e Shirley Souza
Selo: Panda Books | 13,5 x 20,5 cm | 224 pp. 
Etapa: Ensino Médio

Gênero: Romance
Temas: Projetos de vida; Inquietações da juventude; O jovem no mundo do trabalho; Bullying e respeito à diferença


Após o recente divórcio dos pais, Vanessa precisará lidar com uma mudança muito maior em sua vida: deixar para trás os amigos, a escola, a casa em que nasceu e ir morar na Alemanha. Nesse processo, Vanessa vivencia muitas situações difíceis: conhece a solidão, o xenofobismo, as restrições de uma vida com pouco dinheiro, a barreira de não conseguir se comunicar, a sensação de não fazer parte de absolutamente nada. O tempo passa e, com ele, a garota vê que sua vida transformada lhe trouxe muitos ganhos... novos amigos, uma Vanessa muito mais madura, experiências de vida que a transformaram por completo e a deixaram pronta para aproveitar a vida como ela é, imprevisível.
Acesse aqui o Manual do Professor

Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse este link.